Código de ética

ÍNDICE

01 | Mensagem da equipe Impact Bank

02 | Missão, Visão e Valores

03 | Público Alvo

04 | Princípios Éticos

05 | Princípios do Desenvolvimento Regenerativo

06 | Respeito ao Indivíduo

07 | Boas Práticas de Relacionamento

08 | Conflito de Interesses

09 | Exemplo ilustrativo

10 | Decisão Ética

11 | Uso Responsável das Mídias Digitais

12 | Bens e Recursos do Impact Bank

13 | Denúncias

14 | Disposições Complementares

v1.0 2020

01 | Mensagem da equipe Impact Bank


Criado a partir da fusão de referências externas e das perspectivas internas da nossa equipe, o Código de Ética do Impact Bank é um documento orgânico, que deve ser atualizado periodicamente através de processos colaborativos e inclusivos, para juntos, avançarmos nesta jornada de aprendizagem.


Sua maior missão é ser um guia consciente que norteia nossas condutas diárias, com base na honestidade, ética, transparência, respeito ao outro, ao planeta, à vida, à legislação e às normas internas.


Um documento importante, alinhado e que fortalece o nosso propósito de juntos, colaborarmos para ressignificar o lucro ao adicionar valor social e ambiental na circulação do dinheiro para acelerarmos as transformações necessárias para um futuro mais justo e regenerativo.


O Impact Bank está comprometido com os princípios e práticas regenerativas, um modelo de desenvolvimento que evolui além da sustentabilidade - ele busca reverter a degradação ambiental e social.


Assim, uma postura responsável por nossas escolhas e condutas, consciente do impacto das nossas ações para o planeta, para a organização e sua comunidade, serão determinantes para o sucesso da aplicabilidade desse Código de Ética.


Importante ressaltar que o esforço de cada um deve ir além da auto responsabilidade e estender suas ações a uma postura não omissa, diante de outras condutas que não atendam os princípios éticos deste código.


Convidamos você a dedicar alguns minutos à leitura desse documento, para que lhe traga insumos para reflexão e orientação de conduta. Sermos reconhecidos como uma instituição íntegra, confiável, honesta e transparente, depende do cumprimento irrestrito deste Código de Ética.


Este documento também reflete nossa crença de que é preciso aproveitar o momento atual do Brasil para que nossa sociedade possa se reinventar e ser mais ética, justa e regenerativa.


Gabriel Ribenboime equipe Impact Bank

02 | Missão, Visão e Valores

Juntos, colaboramos para ressignificar o lucro ao adicionar valor social e ambiental na circulação do dinheiro para acelerarmos transformações necessárias para um futuro mais justo e regenerativo.

MISSÃO

VISÃO

Ser uma plataforma financeira que não deixa ninguém para trás e que promova a inovação de serviços financeiros e modelos de negócios éticos e justos que colaboram para a regeneração social e ambiental.

VALORES

Ética e Justiça; Honestidade e Transparência; Respeito e Reciprocidade; Colaboração e Inclusão; Harmonia e Equilibrio, Baseado na Natureza e no Ser Humano; Impacto Regenerativo em primeiro lugar.

PRINCÍPIOS DO CÓDIGO DE ÉTICA

RESPEITO

INTEGRIDADE

HONESTIDADE

TRANSPARÊNCIA

RESPONSABILIDADE

HARMONIA E RECIPROCIDADE

03 | Público Alvo

A comunidade Impact Bank

AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO

Clientes do Impact Bank, organizações do terceiro setor parceiras e seus beneficiários diretos


COLABORADORES

Estagiários, aprendizes, dirigentes e empregados de empresas contratadas. FUNCIONÁRIOSPessoas com relações trabalhistas com o Impact Bank.


ALTA ADMINISTRAÇÃO

Presidente e diretores, inclusive de empresas controladas.

04 | Princípios Éticos

O Impact Bank por sua vez, compromete-se a divulgar o Código de Ética entre todos os seus colaboradores, para garantir que sua atuação seja regida pelos princípios e compromissos presentes nesse Código de Ética. Os princípios éticos são parte essencial de nossas responsabilidades e ditam a direção que devemos tomar, principalmente quando vivenciamos dilemas éticos e precisamos tomar decisões.

RESPEITO

A relação com a comunidade Impact Bank sempre deve ser baseada no respeito, na dignidade e na indiscriminação das pessoas. Respeitamos e valorizamos o conhecimento ancestral das gerações passadas e respeitamos os limites das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades.


O Impact Bank recusa e repudia qualquer atitude degradante contra o planeta e sua biodiversidade e qualquer atitude hostil ou humilhante contra as pessoas, não tolera desrespeito à dignidade, à igualdade, à diversidade, à privacidade das pessoas e à vida. O ambiente e as relações de trabalho devem ser pautadas por profissionalismo, respeitando as diferentes culturas, crenças e posicionamentos.

HONESTIDADE

Esperamos que a conduta dos membros da comunidade Impact Bank tenha como padrão a honestidade. Devemos fazer e comunicar somente aquilo que é correto, devemos agir de boa fé, com integridade e sinceridade nos assuntos que afetam deveres e interesses da comunidade.

TRANSPARÊNCIA

O Impact Bank zela pela transparência em suas relações, ações e negócios. O sigilo e a confidencialidade das informações são exigidos em nossa rotina. A confiança de nossos parceiros está ligada ao acesso que o Impact Bank dá às informações, prestações de contas e tomadas de decisão. Entretanto, ações executadas deliberadamente às escondidas não são éticas e aceitas.

RESPONSABILIDADE

Cada membro da comunidade Impact Bank é responsável por suas ações e decisões. Devemos ser responsáveis pela criação de um ambiente transparente, respeitoso e seguro, a fim de que as relações e negócios sejam éticos e regenerativos. Também é nossa responsabilidade conhecer, zelar e cumprir as políticas e os procedimentos internos estabelecidos.

HARMONIA E RECIPROCIDADE

Entende-se como harmonia a combinação de elementos ligados por uma relação de pertinência, que produz uma sensação agradável e de prazer. O conceito reflete uma cultura de paz entre a comunidade Impact Bank, nossos produtos e serviços, e o equilíbrio entre negócios, pessoas e planeta. Se uma relação, de qualquer natureza, ou a percepção de qualquer produto ou serviço não soar harmônica, é um sinal para parar, comunicar, refletir e cocriar soluções, a partir da escuta e da construção coletiva e inclusiva.


Lembre-se que cada um de nós, membros da comunidade Impact Bank, contribuímos para a harmonia da comunidade e do movimento em que escolhemos estar inseridos assim como a comunidade e o movimento como um todo contribuem diretamente para a nossa harmonia e prosperidade enquanto indivíduos.

05 | Princípios do Desenvolvimento Regenerativo

1. Relacionamento correto


Entende que a ecosfera é composta de sistemas aninhados, vivos e não vivos. Reconhece que a economia humana está inserida na cultura e na ecosfera e deve operar em relação dinâmica e cooperativa com as mesmas, respeitando as necessidades culturais e os limites planetários. Permite que trocas críticas de valor agregado ocorram em todas as escalas no relacionamento recíproco, em contraste com transações comoditizadas.

Como nos posicionamos


Há um movimento crescente de empresas que vêem seu papel como mais do que simplesmente maximizar o valor para os acionistas. Um dos exemplos, são as Empresas B, que priorizam as metas ambientais e sociais tanto quanto as fiscais, e entendem que podem deixar o mundo um lugar melhor do que era quando começaram - e fazem isso com lucro. O Impact Bank já deu início ao processo de certificação como Empresa B, seguindo os passos da Welight Tecnologia Social, de onde surgimos. Atuamos tendo como foco nossa dever social e ambiental na definição de políticas, normas e procedimentos de prevenção e combate à corrupção, bem como à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. Repudiamos qualquer forma de trabalho degradante.


Faz parte da nossa cultura institucional desenvolver e apoiar iniciativas de desenvolvimento regenerativo e valorizamos vínculos estabelecidos com as comunidades nas quais atuamos e respeitamos seus valores culturais e seus conhecimentos e retribuirmos à comunidade parcela do valor agregado aos negócios.

O que podemos fazer como indivíduos


Observe as instâncias de cooperação ao seu redor o tempo todo - na natureza, no mundo dos negócios e na cultura humana de forma mais ampla. Incorpore esse princípio refletindo sobre as oportunidades de cooperação e interações saudáveis e aproveite-as quando possível. Por exemplo, as empresas podem ampliar seu relacionamento com empresas e fornecedores locais. Como um indivíduo, busque a colaboração e o conselho de vizinhos em seus projetos, como jardinagem, trabalho criativo ou empreendimentos comerciais. Apoie organizações, movimentos e lideranças que se concentram em ter um relacionamento correto com a natureza e a sociedade.

2. Enxergar a riqueza de forma holística


A verdadeira riqueza não é apenas o dinheiro no banco. Parte-se do pressuposto de que a riqueza é o bem-estar do conjunto, que deve ser alcançado por meio da harmonização de múltiplos tipos de riqueza ou capital, inclusive sociais, culturais, vivos e experiencial. Reconhece que inúmeras dimensões do capital humano e natural não podem ser medidas em termos monetários, mas devem ser nutridas como componentes intrínsecos da riqueza holística. Assim, a riqueza deve ser definida por uma prosperidade amplamente compartilhada em todas as variadas formas de capital.

Como nos posicionamos


As empresas que incorporam os princípios regenerativos sabem que a riqueza é mais do que apenas financeira. O Impact Bank valoriza seu capital humano, na forma de funcionários felizes e bem cuidados; valoriza e estimula seu capital cultural ao oferecer um espaço para que ocorram interações positivas, diversas e fortalecedoras; e valoriza o capital natural, criando cadeias de valor que melhoram a saúde do planeta que compartilhamos.

O que podemos fazer como indivíduos


Faça um balanço das várias formas de riqueza que você possui, além da financeira. Talvez seja uma rede social satisfatória, o acesso a parques e espaços naturais, a capacidade de buscar a curiosidade e se desenvolver intelectualmente ou a realização espiritual. Apoie organizações comunitárias que enfatizam múltiplas formas de capital e procuram construir os vários tipos de riqueza que podem proporcionar uma realização mais profunda do que dinheiro.

3. Inovador, adaptável, responsivo


Em um mundo em que a mudança está sempre presente, as qualidades de inovação e adaptabilidade são essenciais para a saúde do todo. Em uma comparação com a teoria de Charles Darwin, o mais adequado é aquele que se encaixa melhor, aquele que é mais adaptável a um ambiente em mudança.

Como nos posicionamos


A aplicação aqui é clara: os humanos têm um talento especial para resolver problemas de maneiras criativas. As empresas que se saem bem são as que sobrevivem. Modelos de negócios criativos geralmente são os melhores na solução de problemas difíceis, de uma forma que também beneficia as comunidades locais e o planeta.

O que podemos fazer como indivíduos


Todos têm habilidades criativas, mesmo que não tenham sido exercitadas intencionalmente recentemente. Desafie suas maneiras habituais de pensar sobre os problemas sociais - esteja disposto a abrir mão de ideias sobre o que deveria funcionar e o que já foi feito. Considere soluções ou ideias que pareçam irracionais ou impossíveis, pois, uma vez que mais opções estejam sobre a mesa, soluções inovadoras podem surgir.

4. Participação empoderada


Todos os sistemas de vida saudáveis são auto-organizados e operam por meio de negociação contínua entre si e em constante interação. Da mesma forma, uma economia humana saudável requer a participação empoderada de indivíduos e grupos, negociando em seu próprio interesse esclarecido, pois eles naturalmente promovem a saúde do todo.

Como nos posicionamos


Adotamos um modelo de liderança descentralizada como forma de garantir que todos tenham voz, garantir a adesão aos objetivos da comunidade Impact Bank, o fortalecimento das relações profissionais, e criação de um coletivo saudável e fortalecedor.

O que podemos fazer como indivíduos


Reconhecendo que os melhores cenários são aqueles em que todos se beneficiam, busque formas de fortalecer essas interações no mundo. Apoie soluções e políticas que sejam boas para as pessoas e para o planeta. Muitas políticas que são boas para o planeta também são benéficas para as pessoas e a economia, e nossas autoridades eleitas precisam saber que as apoiamos. Nos negócios, procure trazer para a conversa o maior número possível de partes interessadas, em vez de restringir a tomada de decisões a grupos menores e fechados.

5. Honra à comunidades e aos lugares


Cada comunidade humana consiste em um mosaico de povos, tradições, crenças e instituições moldadas de forma única por pressões de longo prazo da geografia, história humana, cultura, meio ambiente local e mudanças nas necessidades humanas. Honrando esse fato, uma economia regenerativa nutre comunidades e regiões saudáveis e resilientes, cada uma informada de maneira única pela essência de sua história e lugar individuais.

Como nos posicionamos


Em um mundo aparentemente dominado por grandes empresas, as pequenas empresas podem ter vantagens colaborativas importantes que devem ser fortalecidas. As comunidades tradicionais e originárias do Brasil e populações locais possuem um vasto acervo de conhecimentos específicos sobre seu território, sua cultura, economia, a vida selvagem, a biodiversidade, o clima e as condições do solo específicas de sua área. Os detentores desse conhecimento muitas vezes podem ter mais sucesso do que empresas maiores que tentam aplicar soluções de prateleira. Da mesma forma, em parceria com organizações e grupos que atuam em diferentes territórios, buscamos catalisar a energia e o conhecimento local para adaptar soluções que não seriam possíveis sem um conhecimento especial baseado no local.

O que podemos fazer como indivíduos


Pense em como sua localidade é única e digna de comemoração. Orgulhe-se do seu lugar sendo um patrono e promova, incentive e participe de atividades que regeneram sua região e seu povo.

6. Abundância do efeito de borda


Criatividade e abundância florescem sinergicamente nas “bordas” dos sistemas, onde os laços que mantêm o padrão dominante no lugar são mais fracos. Por exemplo, há uma abundância de vida interdependente em pântanos salgados onde um rio encontra o oceano. Nessas bordas, as oportunidades de inovação e fertilização cruzada são maiores. Trabalhar colaborativamente além das fronteiras - com aprendizagem e desenvolvimento contínuos provenientes da diversidade que existe lá - é transformador tanto para as comunidades onde as trocas estão acontecendo, quanto para os indivíduos envolvidos.

Como nos posicionamos


Empresas com maior diversidade são mais inovadoras, geram mais lucros e têm funcionários mais satisfeitos. Perspectivas diversificadas ajudam os grupos a tomar decisões mais informadas, levam a uma maior criatividade e promovem ambientes de respeito. Esse “efeito de borda” de negócios é uma característica de sistemas econômicos mais regenerativos.

O que podemos fazer como indivíduos


Observe as maneiras pelas quais a diversidade em suas muitas formas - em sua rede social, as culturas que você experimentou, as ideias que você considera, os alimentos que você experimenta - podem enriquecer sua vida. Em seu local de trabalho, veja se há maneiras de apresentar perspectivas não convencionais ou trazer pessoas que as têm. Embora os especialistas tenham alguns pontos fortes, os generalistas que são bem versados em uma variedade de tópicos geralmente podem ter insights criativos ou ideias valiosas. Procure ligações entre áreas díspares de seu conhecimento.

7. Fluxo circular robusto


Uma economia regenerativa imita o processo metabólico encontrado em sistemas vivos resilientes, aproveitando o que agora descartamos como "resíduos" em um fluxo contínuo, produtivo, circulatório e de valorização. Da mesma forma, o modelo regenerativo promove o fluxo circular de valorização do dinheiro, da informação, o uso eficiente e a reutilização de materiais e são particularmente importantes para indivíduos, empresas e economias atingirem o potencial regenerativo esperado.

Como nos posicionamos


Por ser um movimento primordialmente pautado pelo digital, nosso paralelo é feito com a circulação do dinheiro. Concebemos soluções a partir de perguntas norteadoras de "Como mobilizar capital para financiar transformações para um futuro mais justo e regenerativo?", "Como podemos maximizar o impacto positivo da circulação do dinheiro?" e "Quais são as estratégias e veículos mais eficientes para financiar iniciativas de impacto social e ambiental?". Não obstante, procuramos incorporar a economia circular de energia e de materiais o máximo possível, reduzindo, reutilizando, recuperando e reciclando. Um dos exemplos é a próxima versão do nosso Cartão Impact Bank, que estamos trabalhando junto aos fornecedores para oferecer um cartão de plástico reciclado retirado dos oceanos.

O que podemos fazer como indivíduos


Encontre maneiras de reduzir ou reutilizar “resíduos” em sua própria vida. Reflita, todos lucram com a ausência de desperdício - e o planeta também! Conheça a plataforma de conteúdo YAM - a voz do coração, como mais uma maneira de se aproximar de um estilo de vida sustentável.

Alimentos: reduza o consumo de proteína animal, planeje suas compras e procure comprar de pequenos produtores locais, plante em casa, elimine o conceito de resíduo ao reaproveitar as sobras, e tenha uma compostagem em casa para o que não pode ser aproveitado como alimento. Existem diversos tutoriais na internet para você criar a sua própria composteira em casa e contribuir com este ciclo. Para saber muito mais, veja aqui um guia da YAM com 10 passos para evitar o desperdício de alimentos.

Plásticos: eliminar aqueles que não sejam necessários, reutilizar e reciclar, mantendo-os na economia e fora do meio ambiente. Saiba mais no guia Reciclando de Verdade, da plataforma YAM.

Moda: procure garantir que as roupas e acessórios sejam usados mais vezes, possam ser transformados em novas peças e procure os sejam feitos a partir de materiais seguros e renováveis.

Finanças: procure apoiar empresas em sua transição para modelos de negócio circulares e apoiar movimentos, ONGs e lideranças que desenvolvem soluções de economia circular.

8. Busca pelo equilíbrio


Estar em equilíbrio é mais do que apenas uma maneira agradável de estar. É na verdade, essencial para a saúde sistêmica. Como uma índia que rema em sua fina canoa em águas turbulentas, os sistemas regenerativos estão sempre engajados nessa dança delicada em busca do equilíbrio. Alcançar isso requer que eles harmonizem múltiplas variáveis em vez de otimizar algumas únicas. Uma economia regenerativa busca equilibrar eficiência e resiliência, colaboração e competição, diversidade e coerência, e as necessidades de organizações pequenas, médias e grandes.

Como nos posicionamos


Muitas vezes, os negócios têm sido uma força que empurra os sistemas naturais e sociais para o desequilíbrio - mas muitos agora estão mudando suas prioridades para ajudar a restaurar o equilíbrio. Empresas do Sistema B e modelos de negócios regenerativos equilibram a motivação pelo lucro com igual ênfase nas pessoas e no planeta. O Impact Bank foi concebido como um movimento que coloca em primeiro lugar sua contribuição para que os sistemas sociais, ecológicos e econômicos operarem em um equilíbrio saudável.

O que podemos fazer como indivíduos


Equilíbrio é um tema que permeia cada um dos Princípios Regenerativos. As coisas simplesmente funcionam melhor quando estão em equilíbrio. Considere as coisas em sua própria vida que parecem desequilibradas e procure maneiras de restaurar o equilíbrio. Apoie movimentos, ONGs, empresas, políticas e políticos que visam restaurar o equilíbrio e ajudar a criar sistemas que proporcionem prosperidade compartilhada em um planeta próspero.

06 | Respeito ao Indivíduo

O relacionamento no ambiente de trabalho e em todas as interações da comunidade Impact Bank deve ser pautado pelo respeito mútuo e pela cortesia, valorizando a ética, integridade e transparência. Não será tolerado qualquer tipo de discriminação, ou atitudes de intimidação referente a diferença de raça, origem, cor, condições físicas, gênero, orientação sexual, crenças religiosas ou convicções políticas.


• Respeitamos a diversidade das pessoas que formam o ambiente de trabalho e que mantêm relacionamento com o Impact Bank.


• Encorajamos a cultura de respeito e repudiamos violência.


• Zelamos pelo estabelecimento de um ambiente de trabalho digno e saudável, pautando as relações pelo respeito e cordialidade, independente da posição exercida na organização ou do papel dentro da comunidade Impact Bank.


• Devemos prevenir constrangimentos e prejuízos à imagem do Impact Bank e do próprio funcionário.


• Entende-se por assédio moral toda conduta abusiva, a exemplo de gestos, palavras e atitudes que se repitam de forma sistemática, atingindo a dignidade ou integridade psíquica ou física do trabalhador.


• Repudiamos condutas que possam caracterizar assédio de qualquer natureza, discriminação ou sua indução; coação, perseguição ou constrangimento; desrespeito às atribuições funcionais; desqualificação pública, ofensa ou ameaça.


A definição de assédio está descrita no art. 216-A do Código Penal: "Constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função".

07 | Boas Práticas de Relacionamento

O Código de Ética do Impact Bank define diretrizes que devem ser observadas por sua comunidade:

GESTORES

• Esperamos que nossos gestores sejam líderes desenvolvedores, inspirando equipes e estimulando o engajamento, com vistas a formar sucessores para desafios atuais e futuros.


• Determinamos que os gestores façam o que é certo, sejam referência de postura adequada e incentivem o trabalho em equipe como prática de colaboração e de compartilhamento de conhecimentos e experiências.


• Acreditamos que a ética corporativa está relacionada principalmente, aos comportamentos, práticas, crenças e valores de todos. Por isso busca promover uma cultura corporativa, baseada em pilares sólidos em que as pessoas estão em primeiro lugar, sejam elas colaboradores, fornecedores, clientes ou a sociedade em geral.


• Os gestores devem agir com transparência, estar aberto ao diálogo e interagir com seus funcionários de modo a compartilhar ações e objetivos que levem ao bem comum, sempre de forma ética.


• Cultivar ambientes que propiciem a realização de um trabalho de alta qualidade, relevante para quem o executa, para a instituição e sociedade.


• Orientamos que o gestor, além de ter condutas éticas, dissemine os valores da organização e preceitos do Código de Ética, contribuindo para a aplicação deste documento.

FORNECEDORES

Orientamos os fornecedores a seguir as diretrizes deste Código de Ética. Devemos exigir de fornecedores:


• Cumprimento da previdenciária e fiscal; legislação trabalhista,


• Cumprimento da legislação e das regulamentações relativas à prevenção e ao combate à corrupção;


• Não utilização de trabalho infantil ou escravo; adoção de boas práticas de preservação ambiental;


• Não adoção de atos de corrupção contra governos e a administração pública brasileira ou estrangeira. ocumento.

CONCORRENTES

• Definimos que a ética, a integridade e a civilidade devem ser princípios norteadores das nossas relações com a concorrência. Trocas de informações só podem ocorrer de maneira lícita e transparente, preservando nossos princípios e os interesses do Impact Bank.


Proibimos práticas inadequadas na oferta de produtos e serviços, inclusive a imposição na efetivação de negócios.


• Somos transparentes e ágeis no fornecimento de informações, observando regras de sigilo e confidencialidade.

GOVERNOS

• Devemos atuar nas relações com o poder público em conformidade com diretrizes internacionais no que diz respeito à prevenção e combate à evasão fiscal, à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.


• Devemos estabelecer, independentemente de convicções ideológicas individuais, relacionamento cortês com o poder público brasileiro e com o dos países em que atuamos.


• Repudiamos atos de corrupção praticados contra governos e a administração pública brasileira ou estrangeira.


• Proibimos dar, oferecer, prometer ou autorizar que se dê qualquer coisa de valor a funcionário do governo brasileiro ou estrangeiro, diretamente ou por meio de intermediário, a fim de influenciar ação para obter vantagem indevida.

BENEFICIÁRIOS

Os beneficiários do Fundo de Transformação do Impact Bank, sejam eles pessoas jurídicas ou físicas, são sua principal razão de existência. Por este motivo, todos os princípios previstos neste Código de Ética se aplicam a relação do Impact Bank com seus beneficiários.


O Impact Bank entende que deve envidar sempre os maiores esforços para que as ações realizadas em prol de seus beneficiários se mostrem cada vez mais efetivas e eficientes, atentando-se para:


• O tratamento e oferta de soluções com qualidade, respeito e honestidade de suas ações, visando à satisfação dos beneficiários;


• A transparência no planejamento e execução das ações, com a participação dos beneficiários em todas as etapas do processo;


• Os prazos e valores estabelecidos nos planejamentos; • O cumprimento de todos os princípios deste Código de Ética.

08 | Conflito de Interesses

Advertimos que as ações exemplificadas a seguir configuram conflito de interesses:


• Conduzir assuntos ou negócios com agente público com poder decisório no âmbito dos órgãos e entidades do governo com o qual tenha relação de parentesco, em linha reta ou colateral, por consanguinidade ou afinidade, até 3° grau.


• Utilizar informação privilegiada sobre ato ou fato relevante ainda não divulgado no mercado a que tenha tido acesso em razão de cargo ou função.


• Utilizar informação interna para realizar negócios pessoais com terceiros, como clientes, fornecedores, prestadores de serviços, e parceiro.


• Desempenhar atividades externas que possam constituir prejuízo ou concorrência para o Impact Bank.


• Casos de conflito de interesses envolvendo os integrantes da Diretoria Executiva (Presidente, e Diretores) deverão ser encaminhados à análise da Comissão de Ética e Compliance.

09 | Exemplo ilustrativo

Advertimos que as ações exemplificadas a seguir configuram conflito de interesses:


• Conduzir assuntos ou negócios com agente público com poder decisório no âmbito dos órgãos e entidades do governo com o qual tenha relação de parentesco, em linha reta ou colateral, por consanguinidade ou afinidade, até 3° grau.


• Utilizar informação privilegiada sobre ato ou fato relevante ainda não divulgado no mercado a que tenha tido acesso em razão de cargo ou função.


• Utilizar informação interna para realizar negócios pessoais com terceiros, como clientes, fornecedores, prestadores de serviços, e parceiro.


• Desempenhar atividades externas que possam constituir prejuízo ou concorrência para o Impact Bank.


• Casos de conflito de interesses envolvendo os integrantes da Diretoria Executiva (Presidente, e Diretores) deverão ser encaminhados à análise da Comissão de Ética e Compliance.

10 | Decisão Ética

1. A sua decisão está em conformidade com o código de ética do Impact Bank com a legislação vigente e com os normativos internos?


2. A sua decisão atende aos interesses da comunidade Impact Bank?


3. Essa decisão pode ser justificada aos seus colegas e superiores?


4. Excetuando situações em que há a necessidade de sigilo e confidencialidade, sua decisão pode ser pública?


5. Se você responder NÃO para algumas dessas perguntas, então procure ajuda!

11 | Uso Responsável das Mídias Digitais

• Primamos pela comunicação inclusiva e que cria condições favoráveis à ação negocial e à realização do trabalho, com foco na transparência, clareza e objetividade.


• Devemos usar de forma responsável as mídias digitais e aplicar boas práticas de comunicação alinhadas aos princípios de integridade, transparência e respeito.


• Entendemos que a comunicação interna deve contribuir para o fortalecimento da relação entre a Empresa e os funcionários.


• Valorizamos manifestações no ambiente digital que respeitem a diversidade de ideias e o posicionamento da Empresa.


• Proibimos a vinculação do Impact Bank a comentários e postagens de informações ou imagens ofensivos e/ou que violem a privacidade de funcionários e terceiros em mídias digitais e redes sociais.


• Proibimos a emissão ou divulgação de críticas ofensivas ou calúnias que exponham a imagem ou honra do Banco, de suas unidades ou de seus funcionários.


• Antes de escrever nas redes sociais, lembre-se de que todo conteúdo adicionado é público. Pense no impacto na sua vida profissional, na sua privacidade e na dos outros.

12 | Bens e Recursos do Impact Bank

• Proibimos o uso para fins particulares de bens ou serviços exclusivos ao desempenho de nossas atribuições.


• Devemos zelar pelo patrimônio e imagem do Impact Bank e disseminar este cuidado.


• Proibimos o uso de instalações, equipamentos, materiais de trabalho e rede eletrônica de comunicações para assuntos político-partidários, religiosos ou de interesse comercial próprio ou de terceiros.


• Devemos preservar a identidade institucional, evitando usar o nome da Empresa, marcas e símbolos privativos sem autorização.


• Devemos estar cientes da responsabilidade no tratamento das informações corporativas.


• Devemos preservar a identidade institucional, evitando usar o nome da Empresa, marcas e símbolos privativos sem autorização.


• Proibimos que funcionário trate de assuntos sigilosos e de uso interno do Impact Bank em salas de conversação, redes sociais e aplicativos com acesso pela internet.


• Devemos resguardar o sigilo de informação, relativas a ato ou fato relevante às quais tenham acesso privilegiado em razão da posição ou função que ocupamos.


• Devemos observar normas da propriedade intelectual de livros, textos, imagens e outros produtos protegidos por direito autoral.


• Tratamos de maneira responsável e ética os dados internos e externos coletados, de acordo com a legislação, durante todo o ciclo de vida da informação.


• Devemos realizar nossas atividades respeitando a privacidade do cliente e a legislação relativa ao assunto, inclusive no uso e tratamento de bases de dados analíticas.

13 | Denúncias

• Valorizamos sua manifestação. Se perceber algo que fira o Código de Ética do Impact Bank, é seu dever denunciar. A Ouvidoria ou instâncias eventualmente responsáveis pelo processamento de denúncias de transgressões éticas preservarão o anonimato do denunciante, de modo a evitar retaliações contra o mesmo e dar-lhe-ão conhecimento das medidas adotadas.


• Denúncias devem ser encaminhadas para a Ouvidoria Interna:


ouvidoria@impactbank.com.br


• Casos desta natureza serão avaliados sob aspecto ético e podem ser encaminhados para tratamento disciplinar.

14 | Disposições Complementares

Entendemos que o descumprimento das diretrizes deste Código de Ética representa grave manifestação contra a ética e contra princípios administrativos do Impact Bank.


Quem descumprir o Código de Ética está sujeito às penalidades das instruções normativas e poderá ser responsabilizado na esfera judicial.

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A Impact Bank Pagamentos SA, inscrita no CNPJ/MF, sob n.º 40.059.045/0001-56, não é uma instituição financeira e não realiza operações de crédito diretamente. Atua como instituição de pagamento, regida pela Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013 e regulada pela Circular do Banco Central do Brasil (“Bacen”) nº 3.885, de 26 de março de 2018 e como correspondente bancário nos termos do art. 2º, da Resolução CMN 3.954, de 24 de fevereiro de 2011 (“Resolução 4.656/2018). O Impact Bank viabiliza serviços de compra e venda e de movimentação de recursos, no âmbito de um arranjo de pagamentos e atua como correspondente cambial credenciado pelo Banco Central do Brasil da eFX Corretora de Câmbio Ltda., CNPJ 94.968.518/0001-67, com sede na Avenida São Luis, 192, sobreloja 25, República, Centro, CEP 01046-913, São Paulo-SP, telefone (11) 3156-2166, ouvidoria 0800 770 5422 | ouvidoria@efxcambio.com.br para facilitar o processo de compra e venda de moeda estrangeira ("Câmbio Impact Bank"). Alguns serviços fornecidos como, por exemplo, a transferência de recursos de contas de pagamento do Impact Bank para outros bancos, é realizada por meio de parcerias com instituições financeiras devidamente autorizadas pelo Bacen. A Plataforma de Investimentos Impact Bank é desenvolvida pela Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. ("Órama"), instituição integrante do sistema de distribuição de valores mobiliários regularmente constituída e em funcionamento no Brasil e devidamente autorizada a operar pelo Banco Central do Brasil ("BACEN") e pela Comissão de Valores Mobiliários ("CVM"). A Órama é a responsável pela distribuição dos produtos de investimentos. Todas as operações realizadas na Plataforma de Investimentos Impact Bank são executadas e monitoradas por meio de sistemas de controle da Órama. O Impact Bank não possui autorização para prestar nenhuma atividade relacionada a distribuição de investimentos prevista em norma específica e regulamentada por órgão regulador, incluindo, mas não se limitando às atividades reguladas pela CVM nos termos da Resolução CVM nº 19, de 25 de fevereiro de 2021, que dispõe sobre a atividade de consultoria de valores mobiliários; da Resolução CVM nº 16, de 09 de fevereiro de 2021, que trata da atividade de agente autônomo de investimento; da Resolução CVM nº 21, de 25 de fevereiro de 2021, relativa à atividade de administração de carteira de valores mobiliários; e da Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, que dispõe sobre a atividade de analista de valores mobiliários. Antes de tomar qualquer decisão de investimento, o investidor deve analisar se o produto de investimento é compatível com seu perfil e entrar em contato com seu intermediário de valores mobiliários e/ou seu assessor de investimentos.

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